Ciclo do Ar Condicionado - Frio e Quente/Frio

O ar condicionado consegue alterar a temperatura do ambiente através de ciclos de condicionamento do ar, que a cada ciclo, trata o ar para modificar a sua temperatura, a ANVISA órgão responsável por regular este produto recomenda que a temperatura varie entre 21º e 26º e para que isto ocorra, com o menor custo possível, deve ficar atento ao correto dimensionamento do ar condicionado.

 O condicionamento do ar pode ser realizado através de dois modos de funcionamento, ciclo padrão (frio) e ciclo reverso (quente e frio).

Ciclo padrão (frio)

O ciclo padrão (frio) diminui a temperatura do ar, ou seja, é utilizado para refrigerar o ambiente, sendo perfeito para regiões que tenham temperaturas nas estações bem parecidas ou que não possuam frio intenso.

Ciclo reverso (quente e frio)

O ciclo reverso (quente e frio) realiza o aumento da temperatura do ar, fornecendo ar aquecido para dentro do ambiente, ótimo para regiões de frio intenso, que além da utilização durante o verão, tem a sua utilidade para o ano todo.

Conclusão

O ciclo do ar condicionado deve ser escolhido conforme a necessidade, apesar de não haver a alteração do consumo de energia, o valor de investimento do ciclo reverso (quente e frio) costuma ser consideravelmente mais caro, compensando a sua compra apenas em casos de real necessidade.


Redação ExplicaFacil

Avalie este artigo: